quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Alemanha: 1850 a 1942


Antes de 1870 o panorama da Alemanha era de divisão, sua economia, sua política, enfim seus Estados, como bavária e Germânia eram fragmentados, assim a Alemanha não era uma nação com grandes importâncias, principalmente econômica. Lembrando que no auge estava a Inglaterra, com sua Revolução Industrial e sua crescente economia.
Após a Conferência de Berlim que dava aos europeus o direito de propriedade sobre o território africano, a tal "Partilha". A África ficou completamente ividida, essa divisão não obedecia nenhum limite natural. Apesar da Alemanhater chegado atrás nessa "festa", não deixou barato e ocasionou uma corrida armamentista, para tentar correr atrás do prejuízo colocando seu exército para tomar o território africano que dizia ser alemão. Isso aconteceu porque a Alemanha tinha deixado de ser fragmentada e em 1870 se unificou aumentando absurdamente sua economia cerca de 600% em 43 anos. Essa ascensão alemã preocupou a potência inglesa, já que nunca se falou em crescimento sem que a Inglaterra estivesse no topo da lista. Não podia deixar que sua hegemonia fosse por água abaixo por um país que até pouco era um nada cheio de divisões. Dessa maneira ingleses e franceses de um lado com o discurso fraternal de vingar a morte do arqueduque austríaco e do outro a crescente Alemanha. Cenário propício para a 1ª Guerra Mundial, 1945. Quatro anos de luta e sem trégua. Soldados mortos as pencas nas Trincheiras. Esses que pelo amor à pátria foram a guerra, se submetem ao que pensavam ser a situação mais baixa que a ganância humana poderia chegar.Apesar do cresciemnto alemão, a majoritária Inglaterra e a aliada França ganharam, levando os EUA também a uma indireta vitória, já qie eram eles que forneciam os armamentos e estavam em uma situação agradávelvendendo igual água e ainda longe da terrível destruição.
Enquanto isso, Ingleses, franceses e americanos comemoravam, os alemães viviam em prejuízos devido a derrota e ainda com a culpa por terem ocasionado a Guerra. Sem contar com as proibições que os vencedores decretarm à eles.
A meio de tantos problemas, a sociedade alemã viu em um nacionalista ditatoriala solução para toda aquela desgraça. Alemnha em estado de miséria e digna de dó, recebe uma proposta animadora de Hitler: o fim do desemprego. E foi dessa maneira que o nazista visto como "monstro" para o mund, ganhou a simpatia do povo. Desenvolveu a agricultura e a industria bélica(escondido) acabando com o desemprego e levantando a Alemanha.

Nenhum comentário: