quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Estudando as ideologias...

Anarquismo: É um sistema onde seus "seguidores" NEGAM a presença de uma autoridade(governo) e defendem a LIBERDADE INDIVIDUAL. A característica de um sistema é ter seguidores que tenham mesmos objetivos e lutar para alcançá-los, certo? Sim, só que quando falamos de anarquismo essa idéia de organização vai por água abaixo e dá-se o nome de "badernismo(opinião das pessoas que não aceitam esse pensamento) por não ter alguém/grupo que esteja ditando ordens. Embora ess idéia reina os anarquistas também possuem objetivos. Só que diferente de outros sistemas, eles memsos começam algo, não esperam um grupo se formar para fazer parte dele. Pelo contrário a formação vem de indivíduo, ué como assim? Por exemplo se eu defendo uma tese EU vou lutar por ela e quem concordar comigo me acompanha, só que eu não mando, sou apenas mais um defensor da tese X.
Proudhon e Backuin são os percursores desse movimento, se assim pode ser chamado.

Comunismo: Seu principal representante é Karl Marx. Esse sistema defende a propriedade comum a todos. Assim tendo cada um sua propriedade as desigualdades não existiriam(bom isso né? Só que só existe na TEORIA) não teria uma pessoa/grupo melhor ou com mais benefícios que os outros.
A necessidade de ser melhor não existe. Embora a idéia de comum a todos não agrade algumas pessoas, principalmente o capitalismo(outra ideologia que defende a liberdade de expressão, de concorrência, ...), essa seria a maneira mais justa.
Vale lembrar que apesar de comunista, Marx escreveu um livro muito coerente e real, onde disse que tem que existir um que manda e o outro que obedece, criticando inteligentemente o capitalismo.

Nenhum comentário: